Handebol - Sugestões de Atividades


Iniciaremos com este post a parte de sugestão de atividades. No primeiro Nível, é favorecido o contato da criança com a bola, mantendo-se sempre o nível de motivação elevado através da ludicidade das atividades. Além disso, sugere-se que haja alta variabilidade na execução das mesmas, de forma que o repertório motor dos alunos seja enriquecido com as variações das atividades sugeridas (Diferentes bolas e espaços são bons exemplos de variação de atividades, lembrando sempre do princípio de que devemos partir do fácil para o difícil e do simples para o complexo).

PARA AQUECIMENTO

01 – NOITE E DIA
Duas equipes de pé, frente a frente, situadas em cada lado da linha. Ao grito de Dia, a equipe Dia persegue a equipe Noite que deverá correr e cruzar uma outra linha marcada para salvar-se.

02 – PEGAR PANOS COLORIDOS
Cada jogador coloca um pano colorido preso à sua cintura. Quem pode pegar maior quantidade de panos ao término do jogo? O treinador controla e decide o tempo e as pausas do jogo.

03 – PEGAR E RESGATAR
Um jogador será o pegador que tentará pegar os outros Jogadores como for possível. O jogador pego deverá ficar parado em pé com as pernas afastadas e será resgatado quando qualquer outro jogador passar por entre suas pernas.

04 – JOGO DAS CORES
Um jogador será o pegador. Ao sinal do treinador deverá tocar a cor que o treinador falar em qualquer dos outros jogadores que estarão correndo pela quadra livremente.

05 – PEGAR POR PARES
Um par de jogadores trata de pegar os outros pela quadra. Quando um par pega um outro formam um trio. Quando pegam uma quarta pessoa deve dividir-se formando dois pares e assim sucessivamente.

06 – GALINHA E GAVIÃO
5 ou 6 jogadores se põem em coluna, segurando na cintura um do outro. Galinha na frente; o gavião solto deverá pegar a galinha que será protegida pela coluna. Não deverão soltar-se.

07 – CABEÇA MORDE O RABO
A mesma formação anterior. O jogador da frente (cabeça) tenta pegar o jogador do rabo.

08 – CAMA DUPLA
Os jogadores em duplas deitados no chão da quadra. Um jogador pegador persegue um companheiro, que deverá se aproximar de uma cama dupla. O jogador mais afastado da cama dupla se torna o no perseguido. Quem for pego passa a ser o pegador.

09 – POLÍCIA DE TRÁFEGO
Quatro equipes dispostas na quadra sobre colchões ou área marcada em forma de quadrado. Cada jogador com uma bola. O policial de tráfego que estará no meio da quadra e indicará quem pode trocar de lugar.

10 – SALVE-SE QUEM PUDER
Cada jogador com uma bola ente os colchões pôr toda a área de jogo. Ao apito do treinador os jogadores correrão para os colchões. Obs.: Colchões, arcos, áreas marcadas, etc. Utilizar dribles, passes, etc.

11 – BUSCAR A BOLA
Cada jogador põe sua bola no chão e deve correr em qualquer direção dentro da quadra. Ao sinal do treinador, cada jogador deverá pegar sua bola e correr para um local determinado.

12 – QUEM NÃO PEGA A BOLA
Idem ao anterior porém o treinador retira uma bola. Ao sinal cada atleta deverá pegar uma bola. Quem fica sem bola?

13 – FEBRE DE OURO
Bolas em um lado da quadra. Grupo de jogadores no outro lado. Ao sinal do treinador cada jogador deverá pegar uma bola entretanto executará movimentos pré-determinados pelo treinador.

14 – FAZENDO GIROS COM AS BOLAS
Cada jogador com uma bola executa movimentos giratórios andando, correndo, saltando, rolando a bola, etc.
15 – SENSIBILIZAÇÃO ( A )
Os jogadores passam entre si bolas de diversos tamanhos ao mesmo tempo.

16 – SENSIBILIZAÇÃO ( B )
Os jogadores driblam a bola em diversos tipos de superfície.

17 – ORIENTAÇÃO ( A )
Os jogadores devem lançar a para cima girar e segurar a bola sem deixa-la cair ao solo.

18 – ORIENTAÇÃO ( B )
Dois grupos com bolas. Um grupo de jogadores deve driblar a bola pôr entre os obstáculos. O outro grupo dribla entre os jogadores do outro grupo no sentido transversal.

19 – REAÇÃO ( A )
Os jogadores se colocam em duplas de frente para a parede com uma bola. O jogador que ficar atrás lança a bola na parede e o da frente deverá segurá-la.

20 – REAÇÃO ( B )
Em duplas os jogadores driblam a bola e ao sinal do treinador trocam de lugar driblando.

21- EQUILÍBRIO ( A )
Em duplas, passar a bola entre si em cima de um banco.

22 – EQUILÍBRIO ( B )
Os jogadores devem driblar a bola andando sobre o banco.

23 – RITMO ( A )
Em duplas correr para frente executando passes. Variar os tipos de passes e as distâncias entre os jogadores.

24 – RITMO ( B )
Os jogadores executam saltitos frontais e driblam a bola dentro de círculos ao lado.

0 comentários:

Postar um comentário

Visite Nossa Biblioteca